Hoje vou contar uma breve história para vocês. Espero que ela contribua para que você pense um pouco mais para fora da caixa e auxilie seu escritório a conquistar novos clientes e aumentar a lucratividade.
Quando conheci o Rogério Goes, que atualmente é o nosso CEO e Gestor, conversamos inúmeras vezes sobre a geração de negócios, publicidade, marketing digital, enfim, o rumo que a comunicação estava tomando, no Brasil e no mundo, e como ela impactaria a vida das agências e empresas.
Como o Rogério foi CEO e é consultor de grandes escritórios de advocacia no Brasil, naturalmente os aspectos comerciais desse segmento um dia entraram na pauta, despertando a minha curiosidade. Queria entender como acontecia a jornada de fechamento de negócio do cliente em relação aos escritórios de advocacia, como os advogados faziam para se tornar conhecidos, como eles utilizam a mídia, enfim, de que forma poderiam mostrar para o mundo que existem.
Como somos aficcionadas por desafios e inovação, entre esses nossos debates, novas idéias surgiram.
Era cada vez mais cristalina a ideia de que escritórios e advogados poderiam conquistar novos clientes utilizando estratégias de comunicação digital e conteúdo.
E de certa forma não conseguíamos entender porque essas estratégias ainda não faziam parte do dia a dia deles.
Foi aí que descobrimos que existia um grande receio dos advogados relacionado ao Código de Ética da OAB e o que ele permite fazer na área da comunicação. Muitos advogados morrem de medo dele, tomam cuidado até para distribuir seu cartão de visita, quanto mais realizar alguma ação para se apresentar ao mercado. Estudando profundamente o código descobrimos que ele é extremamente permissivo nesse quesito, e em sua essência pode até ser entendido como uma ferramenta de orientação e auxílio para os advogados. Ele é parceiro do advogado!
Reafirmamos, então, nossa posição, agora com a segurança ética necessária:
É possível conquistar novos clientes utilizando estratégias de marketing digital, produzindo conteúdos atrativos e sem desrespeitar o código de ética da OAB!
Estratégia traçada, plataforma idealizada, vamos testar o produto!
Nosso primeiro case foi em um escritório do interior que estava entrando na maior cidade do País, desbravando uma área que até então apresentava resultados insatisfatórios. Ferramentas implementadas, máquina rodando, atendimentos acontecendo, equipe jurídica alinhada, com a faca nos dentes. E em pouco tempo o tal escritório se tornou referência no segmento, e o departamento que era o patinho feio virou um belo e jovem cisne, com lucratividade em alta e uma carteira atual de mais de 500 ações.
O marketing de conteúdo é a nova porta de entrada para qualquer negócio.
E em um universo que limita as ações de propaganda e onde a mídia tradicional é inacessível para os players menores, ela se torna indispensável. É a chance de novos advogados, por exemplo, mostrarem que possuem tanta capacidade e conhecimento quanto os escritórios tradicionais. Ou dos escritórios conceituados conseguirem dialogar melhor com sua rede.
Mas, o melhor de tudo é que todos, do pequeno ao grande, do novo ao tradicional, podem beber dessa fonte e obter resultados fantásticos.
Carlos Gomes
Estratégias – Legal Leads
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