Fuja do “JURIDIQUÊS”.

Um dos grandes desafios que encontramos ao iniciar o atendimento em escritórios de advocacia, é o estabelecimento de uma linguagem de comunicação que permita mostrar conhecimento técnico da banca e ao mesmo tempo ser de fácil entendimento aos leitores.

Muitas vezes, o advogado, ao redigir conteúdos, abusa da formalidade e de termos técnicos. Além disso, se alonga mais do que o necessário. O resultado é um conteúdo com baixo engajamento, pouco entendimento e alta rejeição.

Produzir conteúdos na era digital é uma missão bem diferente do que desenvolver teses acadêmicas ou jurídicas. O público que recebe a mensagem é bombardeado diariamente com milhares de gatilhos de comunicação. Ele só vai engajar ao que realmente chamar sua atenção.

Uma boa dica para fugir do “juridiquês” é utilizar a sua agência de conteúdo ou assessoria de imprensa. Ao invés de redigir seus textos, brife os seus parceiros, para que eles desenvolvam isso e lhe apresentem o conteúdo prévio, para você avaliar o que foi feito, corrigir os pontos necessários, alinhar os objetivos do conteúdo e demonstrar a linguagem que mais se assemelha à forma como você e seu escritório se comunicam. O resultado é que rapidamente você terá uma equipe alinhada, produzindo conteúdo constantemente e com linguagem global (a linguagem global é um termo que utilizamos para os conteúdos que demonstram conhecimento técnico com entendimento pleno).

Nos próximos posts, traremos dicas práticas para produção de conteúdos.
Até lá!


Carlos Gomes
Estratégias – Legal Leads

Compartilhe em suas redes: